O que é Renda Fixa?

O significado de renda fixa é auto explicativo pelo nome, é um dinheiro que entrará na sua conta de forma constante. Todavia, essas renda fixa pode ser baseada em juros compostos ou juros simples. Além disso, é importante saber quais são os mecanismos das agências reguladoras, e do próprio mercado. Para isso, continue lendo nosso texto sobre o que é renda fixa e saiba de tudo a respeito sobre o tema e quais as melhores opções de investimento em renda fixa para fazer com que seu dinheiro, tão suado, renda com a maior taxa de rentabilidade disponível no mercado.

O que é juros simples?

Os juros simples incidem apenas sobre o valor inicial da aplicação. Por exemplo, se você investe R$ 1000 a uma taxa de 10% mensal nos juros simples, você terá um retorno de R$ 100 por mês, não importando o tempo em que o dinheiro ficar aplicado, pois ele não rente sobre o montante. Adiante, confira a fórmula matemática a través da qual é possível saber o valor do dinheiro no tempo baseado no investimento em renda fixa de juros simples.

Fórmula de juros simples

A fórmula de juros simples envolve 4 variáveis:

  • J = juros
  • c = capital inicial
  • i = taxa
  • t = tempo

J = c.i.n

O que é juros compostos?

Juros compostos, ao contrário dos juros simples, é um tipo de renda fixa onde o investimento aumenta exponencialmente, que é o mesmo que dizer que quanto mais tempo vc deixá-lo aplicado, mais possuirá ao final. Isso acontece porque os juros compostos, no caso de uma aplicação em renda fixa mensal, rendem sobre o montante mês a mês, e não apenas sobre o valor inicial, o que garante uma taxa de rentabilidade, obviamente, bem melhor.

Fórmula de juros compostos

  • J = juros
  • c = capital inicial
  • i = taxa de juros
  • t = tempo
  • M = montante

J = c[ ( 1 + i )t – 1 ] e M = c( 1 + i )t

Tipos de investimento em renda fixa

Há muitos tipos de renda fixa, contudo alguns são mais populares que outros em países específicos. No caso do Brasil, como a taxa de juros básica da economia, a chamada CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que na realidade varia relacionando-se com os títulos do tesouro, especialmente a taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), é muito alta quando comparada aos países desenvolvidos, muitas vezes, o investimento em renda fixa se apresenta como a melhor opção quando confrontado ao mercado de ativos variáveis, como as ações da bolsa de valores, por exemplo. Entretando, quando um país incentiva o investimento em renda fixa, a taxa de desemprego aumenta, pois o investidor passa a eixar o dinheiro parado ao invés de investir no empreendedorismo.

Agora que você já percebeu como as variáveis se relacionam, é hora de saber um pouco mais sobre essas elas, alcançando, então, um entendimento mais amplo sobre o que é renda fixa.

O que é CDI?

O significado de CDI é Certificado de Depósito Interbancário e referencia o compromisso documental assumido entre os bancos para conseguirem fechar, diariamente, sem que haja déficit em suas transações, conforme demandado pelas leis vigentes, usualmente, em muitos países do globo.

O que é SELIC?

O significado de SELIC é Sistema Especial de Liquidação e Custódia e referencia os título emitidos pelo governo que, ao se ver necessitado financeiramente mesmo depois de ter recebido todos os impostos, emite-os para conseguir financiar dívidas, seja de infraestrutura ou outra opção de investimento.

O que é CDB?

O significado de CDB é Certificado de Depósito Bancário e referencia os títulos emitidos pelo banco para se capitalizarem. Esse título, quando em mãos, representa uma garantia de que o banco irá liquidá-lo conforme as regras contratuais e disponibilizará o rendimento acordado.

O que é LCI e LCA?

LCI e LCA significam, respectivamente, Letras de Crétido Imobiliário e Letras de Crédito Agropecuário. Esses títulos permitem uma capitalização que gira, também, em torno da taxa de juros básicas, assim como praticamente todas as outras modalidades de investimento, incluindo a renda variável. Todavia, o investimento em LCI e LCA é, muitas vezes, optado devido ao fato de que para resgatar o dinheiro não há incidência do imposto de renda. Isso acontece para incentivar a escolha para aplicação para que o mercado tenha mais liquidez nesses setores, fazendo, dessa maneira, que essas letras de crédito funcionem como um lastro, que asseguram a boa saúde da engrenagem da economia.

One thought on “O que é Renda Fixa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *